A Câmara Municipal de Vereadores de Jacuizinho, aprovou a Moção de Aplauso à professora Clair Beatriz Schneider Pinto. A proposta foi apresentada pela vereadora Marisane de Matos Brandão, PDT, presidente do legislativo e, foi apreciada na Sessão Ordinária do dia 08/09. Segunda-feira.
Após a apreciação e aprovação de forma unanime, a Moção foi entregue em Sessão Solene a homenageada. A presidente destaca que a Moção, foi uma forma de homenagear a professora Clair Relevantes serviços prestados a comunidade.
O legado da professora Clair é de grande notoriedade, destaca a presidente, sendo que ela nasceu dia 25 de julho de 1962, no município de Espumoso, filha de Izilma Schneider e Ivo Manuel Schneider (im memoriam).
Iniciou sua vida escolar na escola Rural Passo dos Engenhos, hoje escola Roberto Textor, onde cursou até a 6ª série, após concluir, foi estudar na escola Estadual João Ferrari, de Campos Borges onde concluiu o ensino fundamental, cursou o curso Normal Magistério, na escola Estadual Maurício Cardoso em Soledade.
Concluiu o curso superior em Letras\ Espanhol pela universidade federal de Pelotas (UFPEL) no polo universitário de Jacuizinho.
Iniciou sua carreira na área da educação em 25 de março de 1980, quando prestou prova seletiva para o magistério no município de Espumoso, sendo classificada em terceiro lugar, foi chamada para atuar como professora na escola municipal Artur da Costa e Silva ( Linha Prenda).
Com apenas 17 com uma turma de 12 alunos multisseriada as responsabilidades tais como: documentos; Limpeza; merenda e muitos outros compromissos por ser de menor; sua mãe se responsabilizou por assinatura e documentos.
Nas escolas do município de Espumoso que exerceu o cargo como professora:
- E.M. Cecília Meireles- Campininhas;
- E.M Nicolau Joaquim Schneider – Linha Schneider;
- E.M. Santa Terezinha- Linha Bangu;
- E.M André Schneider Netto- Linha São Jorge
- E.M. Henrique Haas- Campo Comprido
- E.M. Humberto de Campos- Rincão São Luis;
- E.M Roberto Textor- Serra dos Engenhos.
Com a emancipação político administrativa de Jacuizinho, escolheu pertencer a equipe educacional do novo município e atuou como professora nas escolas:
- E.M.E.I Vovó Noely – cidade.
- E.M.E.F Leonel de Moura Brizola- cidade
- E.M.E.F. Roberto Textor, onde encerra a carreira de 45 anos, onde foi aluna, mãe, professora e diretora.
Durante os 45 anos, sempre trabalhou com turma, e ter conquistado muitos amigos e saber que aprendeu muito; mas também deixa muito aprendizado e exemplos de persistência e acreditar que a educação é o melhor caminho.
A professora Clair é casada com Victor Luiz Pinto, onde formaram uma família, com dois filhos, Aline e Alisson. estes também formaram sua família, sendo que dois netos, Tamily e Arthur, e o neto Noah, que está a caminho, fruto do casal Alisson e Elisandra Neiland.