Os vereadores Marisane Brandão, Adriana Ribeiro Fiuza Bugs (PDT); Fábio Moceli – PP e Jaqueline Konzen de Oliveira – MDB, participaram na tarde de quinta-feira, 21/08, da audiência pública para debate e análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, audiência essa em fase inicial, realizada pelo executivo, onde é o marco para a elaboração do Projeto de Lei que, de define as normas e diretrizes para o ano de 2026, tanto no Executivo, quanto na Câmara de Vereadores.
Após a audiência, o executivo faz a elaboração do Projeto de Lei e, remete a apreciação do Legislativo que, por Lei também deverá realizar a sua audiência pública.
A vereadora Marisane Brandão, presidente do legislativo, destaca a importância da audiência e do debate para opiniões e ideias para a elaboração do Projeto de Lei.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um instrumento legislativo anual que define as metas e prioridades da administração pública para o ano seguinte, servindo como elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A LDO orienta a elaboração da LOA, estabelecendo as bases para o equilíbrio entre receitas e despesas, controle de custos, avaliação de resultados, e regras para transferências de recursos e política de pessoal.
Na audiência, também participaram os técnicos contábeis da Prefeitura Municipal, Carlos Henrique Hefler e Alex Rufato.