Na manhã de terça-feira, 06/05, os vereadores Paulo Cesar Brandão e Jose Teseu, acompanhados do vice-prefeito Lorival Demétrio e do Secretário Municipal de Administração e Finanças Eliseu Tavares de Matos, estiverem na capital do estado em reunião com o Secretário Estadual de Agricultura Edivilson Meurer Brum. Na pauta, o retorno do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias – ICMS, relativo ao leite, ao município de Jacuizinho.
Na Sessão Ordinária da segunda-feira, 05/05, o vereador Paulo Brandão apresentou uma Preposição, mostrando a preocupação do não repasse do percentual sobre o leite produzido e vendido ao município. Atualmente, a safra de leite é vendida a Cruz Alta, e a alíquota do ICMS tem ido ao município que compra o produto.
Segundo levantamento, feito pelo próprio vereador, por ao, os cerca de 22 produtores de leite jacuizinhenses, produzem mais de 2 milhões/litros e o imposto gerado não tem ficado no município.
O vereador Jose Teseu, que também é produtor da bacia leiteira, mostrou a mesma preocupação do colega Brandão e, junto com o executivo municipal se reunião com o Secretário Edivilson para ver os meios legais de inverter a situação. De outra forma, Brandão se mostra preocupado que a receita financeira oriunda do leito que o município vem perdendo durantes os anos.
A produção leiteira de Jacuizinho, na grande maioria, é vendida a CCGL, empresa com sede em Cruz Alta, a onde o ICMS tem ficado.