A presidente do Legislativo de Jacuizinho, vereadora Marisane de Matos Brandão (PDT), participou de reunião na manhã de terça-feira, 11/02, para definição da situação de estiagem no município e, definição de decretar Emergência no município. Na semana passada, preocupada com a situação que atinge o município, a vereadora já havia protocolado ofício no executivo, solicitando medidas urgentes.
A reunião foi realizada na sala de reuniões da prefeitura municipal e, contou com a participação ainda do prefeito municipal, Diniz Fernandes; do vice-prefeito, Lorival Demétrio; do secretário municipal de agricultura, Braulio de Oliveira Gregório; do representante da EMATER, Scharlon; do Coordenador do Conselho Municipal de Agricultura, Rogerio Rassweiler; dos representantes da COTRIEL, Geovane Glatt e Ricardo Capelari e do representante da COTRIJAL, Mateus Martins.
As definições da reunião deram-se por um levantamento dos prejuízos reais causados no município, com um documentário, sendo esta a base para a elaboração do decreto e a posterior aceitação do governo estadual. Para a vereadora Marisane, é importante que a definição do Decreto de Situação de Emergência seja definido rapidamente, pois ele é um marco para os agricultores buscarem recursos para amenizar as perda ja sofridas.