Multimídia

PROERD: Brigada Militar apresenta programa à Câmara de Vereadores.

CMVJACUIZINHO - PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio foi apresentado aos vereadores de Jacuizinho no termino da última sessão ordinária, realizada na noite da última segunda-feira, dia 09 de junho.
Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência  entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa  oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que  favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.   O desenvolvimento do conteúdo do PROERD pode  ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.
A apresentação do PROERD foi feita pelo comandante da Brigada Militar em Jacuizinho, Sargento Aderbal e pelo instrutor do programa, Sargento Bonuncielli.
Neste ano, o PROERD passa a ser desenvolvido no município de Jacuizinho.

CMVJACUIZINHO - PROERD 2