Notícias

TROFÉU MULHER CIDADÃ 2019: Dona Naida recebe troféu em Sessão Solene.

Foi emocianante a Sessão Solene “Mulher que faz História”, realizada na última terça-feira, dia 30, na Câmara Municipal de Vereadores. A sessão, cumpriu os tramites da Lei Muncipal Nº. 1.154/2019, que instituiu o premio, uma honraria em forma de destaque à uma mulhr que tenha se destacado pelo seu legado e serviços em pról no município.

Dona Bernardina Fernandez Goelzer, carinhosamente conhecida como “Dona Naida”, foi indicada a receber o troféu pelo vereador Paulinho Schneider (PDT) , através do Projeto de Lei Nº. 005/2019, sendo apoiado amplamente pela vereadora Carla Bugs (MDB), presidente da Câmara de Vereadores, que teve aprovação da Câmara de Vereadores e se transformou em Lei Municipal Nº. 1.161/2019.

Dona Naida, cidadã jacuizinhense centenária, foi recepcionada para receber a homenagem  no plenário da Câmara de Vereadores totalmente lotado. Pessoas de vários segmentos da cidade e região se fizeram presentes, valorizando o evento e a homenage.

No uso da palavra,  o prefeito Volmir Capitânio, ao se referir a homenageada, destacou o exemplo de humildade e trabalho, da homenageada. Já o Vereador Paulinho Schneider (PDT), destacou a sua vontade da indicação para que dona Naida recebesse a honraria, que é uma mulher centenária na cidade, e sendo uma forma de resgatar uma divida que a Câmara tinha com Dona Naida.

O vereador Fabio Mocelin (Progressistas), representando os vereadores, comentou o quanto é importância da honraria a Dona Bernardina, pois ela plantou a gratidão nos corações de todos Jacuizinhenses, sendo importante a homenagem.

A vereadora Carla Bugs (MDB), presidente da Câmara de Vereadores, destacou que Dona Naida é a única mulher centenária residente em Jacuizinho, sendo uma referencia a todos os cidadãos de Jacuizinho, comparando a homenageada a uma Tâmara, uma fruta centenária rica em diversos minerais.

Em nome da família, o filho Ciro Gomes destacou o legado de sua mãe, lembrando que ainda no processo de emancipação da cidade, Dona Bernardina, juntamente com seu esposo Ciro, dou um “boizinho” para que pudesse ser arrecado dinheiro para custear as despesas para criação do município.

A vereadora Carla Bugs, além de ser presidente da Câmara de Vereadores, ocupa a função de Procuradora Especial da Mulher. Nessa função ela destacou a importância da criação do Troféu Mulher Cidadã, uma Honraria as Mulher”, troféu criando por sua iniciativa.

“É chegada a hora do município começar a valorizar as mulheres que se levantam por acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária e de uma forma ou outra, fazem a diferença entre todos, diferença esta que se justifica pela conduta utilizada, pelos projetos desenvolvidos, pelo envolvimento na coletividade, pela admiração que causa e pelos exemplos que deixa para outras gerações”, comentou a vereadora.

No final, a delegada Marcia Scherer agraciou o público presente com uma palestra.